April 30, 2025

Aprovadas Pelo Governo Alterações à Orgânica do MENAC

MENAC l Agenda Anticorrupção

Foi publicado o Decreto-Lei n.º 70/2025 de 29 de abril, que altera do diploma que criou o Mecanismo Nacional Anticorrupção (MENAC).

De entre as medidas legislativas agora aprovadas pelo Conselho de Ministros, destacamos aquelas que visam estabilizar e agilizar o funcionamento do MENAC, suprimindo órgãos e concentrando funções diretivas num órgão colegial (o Conselho de Administração), cujos membros são designados por resolução do Conselho de Ministros, sob proposta conjunta do/a Presidente do Tribunal de Contas e do/a Procurador/a-Geral da República, de entre pessoas que gozem de reconhecida idoneidade, competência técnica, aptidão, experiência profissional adequada, formação e independência, para mandatos de 4 anos (renovável apenas uma vez e por igual período).

Até agora, eram órgãos do MENAC, o Presidente, o Vice-Presidente, o Conselho Consultivo, a Comissão de Acompanhamento e a Comissão de Sanções.

Com a alteração legislativa agora publicada, passa a haver, apenas o Conselho de Administração e o Fiscal único.

Com a eliminação das Comissões de Acompanhamento e de Sanções, que são, agora, criadas, em sua substituição, respetivamente, a Unidade de Planeamento, Prevenção e Informação e a Unidade de Fiscalização e Contraordenações.

Tais unidades são dirigidas pelos vogais do Conselho de Administração e constituídas por trabalhadores recrutados nos termos gerais aplicáveis aos trabalhadores em funções públicas (e não necessariamente inspetores).

Categorias

Rogério Alves Orador No II Foro Internacional Anti Fraude

Foro Internacional Anti Fraude
Ler artigo