Sócio Fundador

João Pedro Varandas

Sócio fundador da RA. Responsável pelas áreas de Comercial e Societário, Fiscal e Direito do Desporto.

Civil e Arbitragem
Penal
Público
Fiscal
Desporto
Imobiliário, Construção e Turismo
TMT, Privacidade e Proteção de Dados Pessoais
connosco
Desde
Redes sociais
Citação

João Pedro Varandas

Currículo

Formação
Académica

Doutorando em Ciência Política e Relações Internacionais no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa;

Executive Education na Harvard Law School, em 2012;

Realizou uma Pós-Graduação em Gestão e Finanças Imobiliárias, em 2004, pela INDEG – Business School;

Realizou uma Pós-Graduação em Gestão e Contabilidade, em 2002, pela Faculdade de Ciências Económicas - Business School - da Universidade Católica Portuguesa;

Realizou uma Pós-Graduação em Direito Penal Económico e Internacional, em 2002, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra;

Realizou uma Pós-Graduação em Direito da Sociedade de Informação, em 2001, pela Faculdade de Direito de Lisboa da Universidade de Lisboa;

Licenciatura em Direito, em 2000, pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa;

Inscrito na Ordem dos Advogados Portugueses.

Currículo
Profissional

Da sua atividade profissional destaca-se a vasta experiência na assessoria jurídica a sociedades e pessoas singulares no âmbito das suas áreas de eleição no Direito, nomeadamente em Direito Imobiliário, Direito Financeiro e Direito Comercial e Societário.

Ao longo dos anos, trabalhou ativamente em diversas operações, nomeadamente, projetos de promoção imobiliária, operações de investimento e de desinvestimento imobiliário (v.g corporate real estate) e contratos imobiliários, acompanhando também operações de financiamento imobiliário e procedimentos de licenciamento imobiliários e turístico. Neste âmbito, tem estado, desde há vários anos, envolvido na constituição de Fundos de Investimento Imobiliário e assessorando as respetivas entidades gestoras.

Em simultâneo, teve uma participação ativa na área das fusões e aquisições em diversos sectores de atividade económica, nacional e internacional, assim como na constituição e reestruturação de sociedades comerciais e de grupos empresariais, prestando assessoria a várias empresas nacionais e estrangeiras.

Atualmente, para além da assessoria jurídica prestada na área do Direito Imobiliário e Financeiro, tem desenvolvido a prestação de assessoria jurídica a conselhos de administração no âmbito das relações societárias e do governo das sociedades, na definição de planos estratégicos de expansão e internacionalização, também em virtude da sua ampla experiência na assessoria jurídica a investimentos no Brasil.

É sócio fundador da Rogério Alves & Associados – Sociedade de Advogados, R.L. desde 2013, sendo corresponsável pela área de Direito dos Negócios e liderando os Núcleos de Direito Imobiliário e Direito Financeiro da Sociedade.

Integrou a sociedade ABBC – Azevedo Neves, Benjamim Mendes, Carvalho & Associados – Sociedade de Advogados, R.L. (focus firm da DLA Piper em Portugal), entre 2009 e 2013, na qualidade de associado sénior, nas áreas de Direito Imobiliário e de Direito Financeiro & Projectos, coordenando e assessorando a estruturação e montagem de fundos de investimento imobiliários de reabilitação urbana e na criação de fundos de investimento mobiliários e destacando-se nas matérias de property finance.

Integrou a sociedade Vieira de Almeida & Associados, Sociedade de Advogados, R.L., entre 2007 e 2009, na qualidade de associado, na Área de Prática de Imobiliário e Urbanismo, assessorando fundos de investimento, entidades gestoras, promotores e construtoras, trabalhando igualmente em articulação com outras áreas de prática em grandes projetos e operações internacionais de M&A, securitizações, titularizações de crédito e energia.

Integrou a sociedade Sérvulo Correia & Associados, Sociedade de Advogados, R.L., entre 2005 e 2007, na qualidade de associado, no Núcleo de Direito de Urbanismo e Imobilário, no qual assessorou múltiplas empresas, fundos de investimento e entidades gestoras e participou em projetos líderes na área da promoção imobiliária e do turismo.

Em 2000, começou a sua carreira na sociedade PLMJ – Sociedade de Advogados, R.L., tendo desde o início do seu estágio profissional trabalhado em operações de Direito Comercial, Societário, Fusões e Aquisições e integrado um dos principais departamentos de Direito Societário desta sociedade. Em 2003, é convidado para consultor jurídico do Grupo KF onde se destaca na montagem de operações de investimento internacional.

Obras
Publicadas

Principais
Intervenções

Participou na International Private Wealth Reception, a convite da Farrer & Co Law Firm, que teve lugar em Londres, em março de 2016.

Membro & Associação

Membro da Sociedade de Geografia, desde 2013.

Membro do Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal, entre 2011 e 2013;

Membro do American Club of Lisbon, desde 2002;

Membro do Conselho Fiscal da ANJAP, entre 2001 e 2004.

Autoria própria ou conjunta

publicados