April 8, 2024

Rogério Alves aborda a nomeação da Ministra da Justiça e do próximo PGR em podcast do Jornal de Negócios – “O Advogado do Diabo”

Jornal de Negócios

Rogério Alves foi o convidado do podcast 'O Advogado do Diabo', divulgado no passado dia 5, comentando que a nomeação de Rita Júdice para Ministra da Justiça foi “uma escolha inesperada, mas que gera uma expectativa, devendo ser-lhe dado o benefício da dúvida”.

Instado para o efeito, mencionou os problemas da pasta da Justiça, que a Ministra da Justiça herda: o debate em torno da corrupção e do combate à criminalidade, mas também as reivindicações dos vários profissionais da Justiça, a burocracia e os “circuitos labirínticos” da legislação.

Salientou que a Ministra da Justiça deve comunicar de forma eficaz e clara com os cidadãos, designadamente informando as medidas que pretende adotar para produzirem resultados que melhorem o estado de coisas atual.

Sublinhou a ideia de que a Ministra da Justiça deve ganhar peso político no Governo, para poder garantir o funcionamento adequado do sistema.

Chamou a atenção para o facto de o combate à corrupção não dever funcionar como um elemento absorvente, que deixe do fora todas as outras matérias carecidas de tratamento.

Relativamente ao Procurador-Geral da República, notou a vantagem de que seja escolhida uma figura consensual e de prestígio, a bem da democracia e do estado de Direito.

Consulte o link para ouvir a entrevista na íntegra.

Categorias

Do Que Se Fala, Afinal, Quando Se Fala De Justiça?

IDL - Instituto Amaro da Costa
Ler artigo